Natureza

A Comunidade Cristo de Betânea é um Nova Comunidade Católica de Vida Contemplativa e Missionária....
Como Nova Comunidade, integra cristãos católicos de todos os estados de vida, capazes de contribuírem para a realização dos seus objectivos.
Podem ser membros da Comunidade Cristo de Betânia cristãos católicos, maiores de 18 anos, que apresentem condições físicas, psíquicas, morais e espirituais que permitam a prossecução dos fins estatutários (Est.artº.11º1).
Podem ser cristãos celibatários, consagrados ou não, sacerdotes e casais (artº11º, 2-3).
A Comunidade Cristo de Betânea surge ao serviço da Igreja Católica, e é aberta aos homens do nosso tempo para lhes anunciar Jesus Cristo no contexto da cultura pós-racionalista: cultura tecnocrata feita de homens fora de Deus, sofrendo as consequências psico-espirituais da Sua ausência. Como resposta, a Comunidade procura apresentar-lhes Jesus Cristo através de uma Nova Evangelização. Os carismas da Comunidade Cristo de Betânia - Contemplação, Compaixão e Evangelização - têm, pois, a ver com esta situação dos homens e da Igreja hoje.

Origem da Comunidade

Do ponto de vista da fonte, todos os grupos, movimentos e comunidades existentes na Igreja brotam da Fonte da Água Viva, que é o Espírito Santo.
No caso da Comunidade Cristo de Betânea, o grupo de oração carismática de Braga foi o lugar em que o Espírito Santo soprou suavemente, a partir dos anos 80 do séc. XX, para fazer nascer uma Comunidade Nova na Igreja, em Portugal. Pelos anos 85 a Comunidade Cristo de Betânea existia já, como Comunidade de Aliança, e assegurava a coordenação e formação dos grupos de Oração Carismática na Diocese de Braga, serviço do qual se desligou em seguida para se tornar Comunidade de Vida Consagrada e Missionária.

O nome: Porquê Cristo de Betânea?

Um dia, teve de vir o nome. E é de crer que ele tem algo a ver com os carismas desta Comunidade. O nome não foi sempre o mesmo...
O primeiro nome foi "Betânea". E porquê este nome?
No início da nossa caminhada fraterna, numa reunião para esse fim pedimos ao Senhor que nos desse o nome. Abrimos uma carta de um jovem seminarista que connosco fazia parte da equipa de coordenação dos grupos de oração de Braga e que se interessava também pela Comunidade, o João Manuel Marinho, que, não podendo estar nessa reunião, sentia necessidade de nos dizer que o nome deveria unir a acção à contemplação. Eu sentia o mesmo.
Abrindo, então, a Bíblia, foi-nos dada a passagem de Jesus na casa dos Seus amigos, em Betânea. Lemos, rezámos, e Betânea ficou sendo o nome desta comunidade nascente... Do hebraico, Betânea quer dizer "casa do pobre": do pobre de Yavé, aquele que está aberto a Deus.
Nesta Casa do Pobre éramos chamados a viver a contemplação como Maria, a acção como Marta e a compaixão, como Jesus por Lázaro. Esta compaixão deveria ser vivida no interior da comunidade, de uns para com os outros e de todos e cada um para com todos os que nos procurassem, ou a quem encontrássemos em qualquer lado e situação.
Mas, todas as vivências e interpelações de Deus foram-nos conduzindo ao ajustamento do nome da Comunidade.Por um lado, fomos sentindo na nossa caminhada que a tónica deveria ser posta no Cristo de Betânea, que deveria ser o nosso modelo e hóspede, e não apenas em Betânea, terra à qual se liga o nome da casa de Marta e Maria e Lázaro, amigos de Jesus. E, por outro lado, o nome devia traduzir o apelo a uma espiritualidade e missão de esperança, na qual o Espírito Santo nos ia educando, até pelo acolhimento aos que sofrem.
Esta tónica deveria viver-se também através da liturgia, enquanto ensaio feito por antecipação na Terra, na esperança da liturgia celeste. Contudo, não se poderá falar de nome novo, mas antes de uma luz nova sobre o nome.

Missão da Comunidade Cristo de Betânea

A vivência e reflexão sobre os textos relativos aos episódios havidos com Jesus em Betânea, no desempenho da Sua Missão de anúncio do Amor do Pai aos homens, sugere-nos a orientação da centralidade da nossa vida para o Cristo de Betânea. A nossa missão teria de ser procurada na própria missão de Jesus. Jesus anuncia-a directamente em S. Lucas 4,18: Ele apresenta-se na Sinagoga como o Ungido pelo Espírito Santo com a missão de Curar os doentes, libertar os oprimidos, colocar em liberdade os cativos, anunciar a Boa Nova aos pobres.

No cumprimento da Sua Missão, na aldeia de Betânea, a casa da Marta, Maria e Lázaro desempenha grande papel: é lugar em que Jesus passou alguns momentos importantes.

Esses momentos vividos em Betânea revelam-nos aspectos significativos da pessoa de Jesus e da Sua Missão. Em Betânea, junto dos Seus amigos, Jesus encontrava a Sua própria casa. Aí podia repousar do cansaço da Missão. Aí encontrava acolhimento e também aí Se revelou Ele mesmo acolhedor. Aí encontrava amor sincero, comunhão fraterna. Aí comungou os sentimentos e o apoio em família, ao ponto de Se compadecer das dores das irmãs pela partida de Lázaro. Aí manifestou o Seu poder e missão de dar vida, ressuscitando Lázaro. Aí foi servido, contemplado e consolado por Marta, Maria e Lázaro. Daí, de Betânea, segundo S. João, partiu para Jerusalém para, depois da última Ceia com os doze, Se entregar ao Pai na Cruz e voltar novamente à vida pela Sua ressurreição no dia de Páscoa.

Foi também em Betânea, que, na descrição de S. Lucas, Jesus ressuscitado reuniu os onze e os abençoou, enquanto subia para o Céu (Lc 24, 50-51). Por isso Jesus, visto como o Cristo de Betânea, nos comunica muito de Si mesmo: da Sua pessoa, da Sua vida e da Sua missão. Por isso, contemplá-Lo e segui-Lo como Cristo de Betânea é um desafio apaixonante!

Encontramos assim uma forma muito concreta de O seguir na vida de santidade, em comunhão fraterna e na missão de O anunciar a que todo o cristão é chamado.

Nossa Senhora da Esperança

E, porque o nosso empenhamento na Igreja nos leva ao empenhamento na missão para que se apresse a segunda vinda de Jesus em toda a Sua Glória, Ele coloca-nos numa forte perspectiva escatológica: o Advento - Esperança - na segunda vinda de Jesus, aproximou-nos muito de Nossa Senhora, como Senhora da Esperança - do Advento. Maria viveu em advento, no meio do povo Judeu, a esperança do Reino. E, quando escolhida para Mãe de Jesus, consolidou ainda, na esperança, a esperança desse povo.

Assim Maria se nos apresentava como modelo da Esperança a que éramos chamados. Ela era e é, para nós, a Senhora da Esperança.

Neste entretecido de experiências, a sabedoria do Espírito Santo, iluminando-nos, fez-nos sentir que Nossa Senhora estava próxima de nós, nos amparava e era, sem dúvida, a nossa grande protectora e modelo da esperança que desejávamos viver e comunicar, sobretudo aos sem esperança... neste mundo frio onde Deus conta pouco mais que uma vaga ideia.

Conselheiro Espiritual da Comunidade:

Monsenhor Joaquim Morais, actual Reitor da Basílica do Sameiro, Braga.

Membros:

Em Comunidade de Vida residencial, esta Comunidade integra irmãos consagrados e os servidores: solteiros, casados, viúvos e separados (desde que de acordo com as normas da Igreja). Entre irmãos e servidores encontram lugar também Sacerdotes e Diáconos.

Membros externos:

Mas a Comunidade Cristo de Betânea, segundo o seu Estatuto de Nova Comunidade, congrega e apoia os que se sentem chamados a comungar a espiritualidade e os objectivos da CCB, e a colaborar, cada qual segundo os dons, e disponibilidade, nas tarefas de evangelização.

O grau de pertença e compromisso vincula de forma própria aqueles que se comprometem na Comunidade Cristo de Betânea a:

*Viverem uma espiritualidade centrada na Eucaristia, no Louvor e na Adoração do SSmo Sacramento.

*Levarem a Boa Nova da esperança aos homens do nosso tempo logo através do «espírito de intercessão, de forma particular àqueles que sofrem, tendo como protectora Nossa Senhora da Esperança.

Estes, vivendo em suas casas, casados solteiros, viúvos ou separados ( mas de acordo com as normas cristãs), fazendo os compromissos evangélicos segundo o seu estado de vida, constituem a área da Aliança Cristo de Betânia, da mesma comunidade, como membros "companheiros": alimentam-se do mesmo pão da Palavra e da Eucaristia, em compromisso de vida espiritual e de evangelização na mesma Comunidade. Assim, colaboram nas tarefas de Evangelização organizadas pela Comunidade.

Alguns destes membros podem vir a consagrar-se ao Senhor na Comunidade.

Compromissos e estilos de vida

Estes são relativos à sua Vocação específica de cada um. Alem do Compromisso Comunitário, todos são chamados aos compromissos evangélicos, com ou sem votos, cada qual segundo o seu estado. Sacerdotes podem nascer partir do interior da comunidade, ou vir ou estar de fora da residência Comum. Assim, a Comunidade Cristo de Betânea integra, forma e apoia para e na missão e para a Nova Evangelização em qualquer grau de compromisso. Apoia no exercício da profissão e no desemprego qualquer dos seus membros nessas circunstâncias. Apoia as famílias e sacerdotes da comunidade, bem como todos os outros seus membros na luta pela sua fidelidade ao compromisso respeitante ao seu estado de vida.

 

ASSOCIADOS - amigos

Os Associados são cristãos que, comungando a mesma espiritualidade e objectivos da Comunidade, se dispõem a colaborar, cada qual, segundo os seus dons e disponibilidades, nas tarefas de evangelização. Por esta simples vinculação à Comunidade, os associados têm ao seu dispor a ajuda, oração da Comunidade e formação. São lembrados, bem como as suas intenções, de forma particular numa eucaristia mensal da Eucaristia celebrada em Comunidade

 

Como se situam as famílias nesta Comunidade?

Todos podemos verificar que os ídolos deste mundo são beleza física, juventude, prazer físico, saúde e sucesso fácil. Estes ídolos que têm vindo a substituir Deus, orientam os comportamentos dos homens e mulheres, desde adolescentes à idade adulta. Muitas vezes nem são os critérios de opção vocacional que levam ao matrimónio. Nem são eles que inspiram comportamentos dos casais. Por isso, o respeito pela pessoa e a castidade, relativa aos diversos estados de vida, torna-se quase impraticável, ou difícil de praticar. Viver o Evangelho em situação de matrimónio cristão torna-se hoje bem difícil.

 Por outro lado, o Casei-me (Lc 14,20) não é desculpa para deixar as responsabilidades missionárias. Ter filhos é uma enorme responsabilidade hoje; guardá-las e encaminhá-las para o Senhor, ainda mais!...

 Mas em Comunhão de espírito e vida com toda a Comunidade, recebendo ajuda e formação há mais força para a vida em fidelidade ao compromisso cristão.

 

Os sacerdotes, como se inserem nesta Comunidade?

À nova cultura em que nos situamos e à urgência da Nova Evangelização, o Espírito Santo responde com novas formas de consagração já abordadas, particularmente vivas nas novas comunidades de vida, bem como uma outra maneira de ser sacerdote para o terceiro Milénio, na Igreja Católica

 De entre os membros da Comunidade Cristo de Betânea, em qualquer grau de compromisso (companheiros, servidores e irmãos), pode o Senhor chamar algum, sobretudo dos mais jovens, que possam virem a servi-lo no ministério ordenado como sacerdotes ou diáconos (Est.). Por outro lado, a Comunidade Cristo de Betânea pode também receber Sacerdotes e diáconos de outra proveniência.

 Qualquer jovem que se sinta chamado ao sacerdócio nesta Comunidade, deverá escrever - nos, ou colocar directamente o seu problema ao discernimento do Conselho da Comunidade