Espiritualidade e Carismas da Comunidade Cristo de Betânia

Sendo uma Comunidade cristã católica, a nossa espiritualidade terá de desenvolver-se em Igreja de acordo com o espírito das bem aventuranças (Mt 5,1 e sg).

A nossa espiritualidade eclesial exige que nos situemos no coração da Igreja, segundo a preocupação de Santa Teresinha do Menino Jesus, para aí ser amor, em obediência ao Santo Padre e aos nossos Bispos, tanto na nossa caminhada pessoal como na disponibilidade para a Missão. Procurando viver a radicalidade do Evangelho, em Comunidade vive-se a comunhão fraterna em opção pela pobreza, obediência e castidade, à semelhança do Cristo de Betânea e na estrada dos nossos santos antepassados na fé, nomeadamente S. Francisco de Assis, nosso Protector.

Cada membro vive a espiritualidade segundo o seu estado de vida e, por isso, de diferentes modos, para que cada qual viva a sua vocação específica de consagrado, casado ou solteiro, comprometido com Deus. Isto também para que assim melhor se disponibilize para o objectivo comum: evangelizar.

Esta disponibilidade a Deus, libertando cada um das preocupações e cargas materiais, permite que todos vivam a disponibilidade interior e exterior em confiança, ao serviço de Deus e dos outros. É uma vida em abandono à providência de Deus Pai, que nunca falta. É uma experiência maravilhosa de libertação e por isso a fonte da alegria e da paz que vivemos!

Todos procuramos reduzir-nos ao essencial necessário e assim, além da libertação dos supérfluos, o dinheiro como que se multiplica, para servir as necessidades concretas dos irmãos e da evangelização.

É dentro desta espiritualidade que os casais encontram na Comunidade uma ajuda à vivência fiel do amor recíproco, ajuda na educação dos filhos, e o apoio para que possam também eles viver uma vida de oração e missão.

Nossa Senhora da Esperança nosso modelo e protectora na alegria da esperança alimenta-nos na paixão da nossa entrega para apressar a segunda vinda de Jesus em Glória.

O centro da nossa vida e oração é a Eucaristia celebrada e adorada

*Louvor

*Adoração do SS. mo Sacramento

que em nós transborda para a *Compaixão - perdão acolhimento dos irmãos e para a *Evangelização anúncio alegre e forte de Jesus Ressuscitado.

 

Contemplação - Feitos por Deus e para Ele, só n'Ele repousaremos. Daí o desabafo do salmista, que é o nosso também: "Como o veado anseia pelas águas vivas, assim minha alma anseia por vós, Senhor".

 

Compaixão -

 

Evangelização - Por transbordância do encontro com Deus, brota o desejo de O anunciar, de O comunicar. Vem então o nosso empenho em Igreja na Nova Evangelização, o objectivo específico da Comunidade Cristo de Betânea. Sendo esta Comunidade um instrumento de uma Nova Evangelização, tal como o Papa João Paulo II a define, particularmente na Encíclica Redemptoris Missio, este facto exige de nós um novo ardor, novos métodos e novas estratégias de anúncio e também que estejamos preparados para proporcionar ajuda na formação a todos quantos dela necessitarem e junto de nós a procurarem.

 

O anúncio de Jesus ressuscitado, com novo ardor supõe a nossa entrega sem reservas ao Pai e a abertura total à acção do Espírito Santo, Senhor que unge para a Missão, dando-nos um novo ardor. Este só é possível através de uma vida eucarística e contemplativa [art. 1.º-1].

A Eucaristia celebrada e adorada, a busca de Deus através da natureza e do silêncio que proporciona o encontro reconfortante com Ele e com os outros, tudo isto encerra o segredo de um novo ardor para a Missão.

A beleza das celebrações é também importante. Facilita-nos o encontro pessoal com o Deus Belo que nos alimenta com a Sua beleza e nos permite saborear antecipadamente a Sua presença no face a face.

 

Linhas de Formação:

1-Humana: tem a ver com as dimensão psicológica e sócio cultural que permite a insersão pessoal consciente como cidadão, possibilita a inserção adequada em terras de Missão, ajudandp a promoção humano-cristã das pessoas

2 Espiritual -centrada em Jesus Cristo. Dela faz parte o conhecimento de linhas fundamentais da personalidade do Cristo de Betânia e dos santos nossos protectores e no acolhimento da protecção de nossa Senhora da Esperança

3Comunitária- apreender a impotância e dinâmica de vida da comunhão fraterna(Act 2, 42 2 sgs) no espírito da Comunidade Cristo de Betânia.

4 Eclesial - Conhecer e assumir as preocupações e prioridades da Igreja na sua Missão de implantar o Reino de Deus no mundo, através dos documentos emanados da santa sé, da conferência episcopal do país e do bispo da diocese.

5 - Missionária: conhecimento do papel e estatuto do missionário evangelizador e do meio sócio económico e cultural no qual missionário vai em missão.

Responsabilidade da formação:

A formação pessoal e comunitária, paroquial e diocesana é da responsabilidade pessoal e da equipa de formação da Comunidade Cristo de Betânea, que para tal Organiza retiros, seminários e encontros. A formação Comunitária dos nembros externos exige ainda a vivência de, pelo menos uma Semana anual em comunidade numa das casas da Comunidade, com todos os irmãos aí residentes.

Situação na Formação:

1.° ano: Tempo de conhecimento inicial de Cristo de Betânea e dos irmãos.

2.° ano de Integração: Postulando

3.° ano de Integração: Noviciado

Compromissos Comunitários:

-Primeiros, Renovações e Final

-Formação contínua

 

A vida

 

Serviços na Igreja, hoje: Sendo o objectivo da Comunidade a Nova Evangelização, os serviços a prestar à Igreja servem o objectivo, através de projectos próprios ou colaborando em serviços nas paróquias, ou prgando Retiros ou orientando seminários de aprofundamento humano e espiritual ou de cura interior, onde a isso formos chamados.

 

Modelos de vida

 

Contemplação: Maria*Acção-Missão (Evangelização): Marta

 

Missão da nova Evangelização, como?

 

Novos Métodos: Nesta era da globalização que permite a passagem dos modelos culturais particularmente sedutores, a todo o mundo, pretendemos levar Jesus, o Modelo verdadeiramente sedutor, mas ignorado, ao perto e ao longe. Para isso usamos os métodos oportunos: os média, a música, o drama.

 

Novas Estratégias Este mundo de homens sofredores em busca de respostas urgentes apresenta-nos a oportunidade de anúncio de Jesus Cristo. Por isso, a compaixão pelos que padecem sofrimentos psico-espirituais apresenta-se-nos não só como uma forma de viver a caridade, como uma estratégia de evangelização.