Onde está hoje a Comunidade Cristo de Betânea

Hoje dispomos diversas casas e centros de escuta e ajuda fraterna, sobretudo aos que sofrem as doenças do nosso tempo - doenças psico - espirituais: uma casa em Fátima outra em Famalicão, centros de atendimento em Braga, Lisboa, Setúbal e Funchal. No estrangeiro Temos casa no Brasil e em Timor-leste

Em Famalicão - Portugal temos a casa de Formação e a Casa Geral. Em Fátima alem das actividades que visam a resposta aos problemas referidos, temos acolhimento a jovens e a formação para os membros da Aliança dos companheiros (membros externos) países de língua oficialmente portuguesa, como Angola, Moçambique, Brasil e Timor.

São consagrados, celibatários, casais com ou sem filhos, Sacerdotes, diáconos e viúvos, disponíveis para o serviço da Igreja colaborando na pastoral e e sobretudo na Evangelização ao nível paroquial, Diocesano, Nacional e internacional.

E ainda as Fraternidades:

As Fraternidades são formadas por cristãos desejosos do encontro com Cristo de Betânia: o Cristo da intimidade e da compaixão; o Cristo missionário do Pai, junto dos pobres de Javé, que são todos os homens de todas as condições sociais e idades que Lhe abrem o coração (Lc 10, 38-42; Jo 11, 1-43), para que Ele possa hoje realizar a Sua Missão (Lc 4, 18-19; Mc 2, 17).

Cada membro da fraternidade quererá tornar-se-á por isso, um missionário, embaixador aí de Cristo de Betânia, em união com toda a Comunidade. N Ele, Irmãos uns dos outros Entre eles, os companheiros da Comunidade serão aqueles que o Senhor chama de modo particular a integrarem-se nas fraternidades, para orarem aí em Comunhão com toda a Comunidade e assim poderem crescer em espírito e vida comunitária. A adoração pelo menos semanal do Santíssimo Sacramento une os membros externos à adoração diária que a Comunidade faz nas suas casas Cada fraternidade deverá tornar-se assim um modelo de oração de louvor e adoração, que procurará abrir a quem quiser aproveitar vir aí orar. O coração compassivo de Cristo de Betânia conduzirá os membros das fraternidades a acolherem na escuta e oração todos os pessoas em sofrimento que os procurarem.

Delegado da Comunidade

Para congregar os candidatos nas reuniões e para contactos locais, como por exemplo com Pároco e ainda com a coordenação da Comunidade, Pelo Conselho de Formação será discernido uma pessoa ou um casal com esse dom, o qual prestará a todos o serviço de congregar na unidade.

 O que congrega prestará serviços aos irmãos:

 - Será o primeiro a escutar todos

- Promove o amor e a comunhão entre todos.

- Ajuda a ver o positivo nos irmãos

- Ajuda a ultrapassar limitações e defeitos, falhas dos outros e pessoais.

- É pacificador